O que é próstata ?

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e adiante do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, um tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada.

Pela sua localização, a próstata pode ser apalpada pelo toque retal.

Como se proteger do câncer da próstata ?

Como o aumento da próstata se faz lentamente, o homem pode ficar muitos anos sem apresentar qualquer problema e se despreocupa, achando que sua saúde está perfeita. Daí a importância que o toque retal tem para o diagnóstico do aumento prostático que ainda está começando.

O aumento da próstata por doença benigna e o câncer da próstata progridem lentamente. E são as doenças que mais atacam a próstata do homem com mais de 50 anos de idade.

O toque retal e a dosagem no sangue do antígeno prostático específico (PSA). São os exames mais importantes para avaliação de um possível câncer de próstata. Se um ou estes dois exames estiverem alterados o médico pedirá a ultrassonografia transretal com biópsias. Vale a pena lembrar que algumas doenças benignas como a prostatite, infarto prostático ou qualquer outro exame que manipule a glândula também pode elevar o PSA. Os dois maiores fatores de risco para câncer de próstata são a idade e a presença da doença em parentes próximos. É bom lembrar que 15 a 20% dos casos de câncer de próstata não apresentam nenhum sintoma. O diagnóstico precoce do câncer de próstata é acompanhado de altíssimas taxas de cura enquanto que os casos que já tem metástases possuem uma possibilidade de cura muito pequena. Portanto faça o seu onco-checkup anualmente, comece a fazê-lo aos 45 anos de idade e se tiver parentes próximos com esta doença comece ainda mais cedo.

TOQUE RETAL

Pode ser que depois do toque retal, o médico solicite exames de sangue, ultra-sonografia pélvica e até, se necessário, uma biópsia da próstata para dar um melhor diagnóstico.

É importante saber que, na maioria das vezes, o aumento prostático é devido a doenças benignas e não a câncer. Mas, se houver câncer de próstata, é fundamental que o diagnóstico seja feito no início da doença, quando a cura é possível.

O INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER E A SOCIEDADE BRASILEIRA DE UROLOGIA RECOMENDAM QUE TODO HOMEM COM MAIS DE 50 ANOS DE IDADE VÁ AO MÉDICO REGULARMENTE PARA EXAMES DE TOQUE RETAL.

(PREVINA-SE DO CÂNCER DA PRÓSTATA. CONSULTE UM MÉDICO)

**

Dr. Ademar Lopes/ Cirurgia Oncológica / Copyright
Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Consultório: Av. República do Líbano, 894
Fones: (11) 3887-9986 / 3887-8649 / 3884-3470