CIRURGIÃO, EDUCADOR E CIENTISTA

Um dos principais nomes da cirurgião oncológica no Brasil e no mundo, Ademar Lopes se formou em Medicina em 1973, na Faculdade de Medicina do Triangulo Mineiro. Especializou-se em Cancerologia Cirúrgica, em 1983.

– Doutor em Oncologia na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
– Professor Titular em Oncologia na Universidade de Mogi das Cruzes.
– Livre Docente em Oncologia, concluída em 2001, na USP.

Participou na formação, sob a forma de Residência Médica, de mais de um terço dos cirurgiões oncologistas atuantes nos diversos Estados brasileiros, já formou 20 Mestres e 11 Doutores. Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, da Sociedade Brasileira de Cancerologia, “Fellow” dos Colégios Americano e Internacional de Cirurgiões e da Sociedade Americana de Cirurgia Oncológica. Membro do Conselho Editorial de 5 revistas médicas.

Tem 126 trabalhos publicados em periódicos internacionais indexados, 137 em periódicos nacionais com arbitragem, 67 artigos em revistas não indexasdas e 116 capítulos de livros, além da edição de 11 livros, com destaque para um sobre Sarcomas de Partes moles, outro sobre câncer colorretal, outro sobre técnica cirúrgica em sarcomas ósseos e de partes moles em parceria com Martin Malawer e Paul Sugarbaker do Washington Cancer Institute e Oncologia para a Graduação, já na terceira edição. Tenho vários projetos de pesquisa que foram financiados por agencias de fomento, com destaque para a FAPESP.

Saiba mais sobre Ademar Lopes

 VÍDEO CONTA A TRAJETÓRIA DE ADEMAR LOPES: